A próxima turma vai abrir em breve.

Preencha o formulário abaixo para receber novidades sobre a Vida do Livro 2024.

Inscrição confirmada!

Acesse a Vida do Livro nesta página, na seção "Conteúdo do curso" (abaixo).

Coordenação editorial
Agenciamento ✰ Produção
Marketing ✰  Infl
uenciadores
Tradução ✰  Audiolivros
Clubes de assinatura ✰ E-books
Crowdfunding
Vendas ✰ Logística
Autopublicações e
mais

Coordenação editorial •  Agenciamento •  Produção   
Marketing •  Influenciadores •  Tradução •  Audiolivros
Clubes de assinatura •  E-books •  Crowdfunding
Vendas •  Logística •  Autopublicações e
mais

Vida do Livro é o curso online perfeito para você que quer conhecer os segredos por trás do mercado editorial.
O curso vai ensinar e detalhar todas as etapas da produção de um livro e debater o universo que o orbita, da concepção à comercialização, e horizontes para o futuro.

Criado originalmente em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e formou mais de 1.500 alunos, sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

O conteúdo é voltado para aqueles que já atuam no mercado, para os que querem se inserir nesse meio e, ainda, para autores que desejam entender melhor as engrenagens editoriais, se autopublicar ou submeter seus livros a editores e agentes. Além disso, o curso também é útil para profissionais que queiram construir suas editoras, projetos relacionados, criar conteúdo sobre livros ou apenas leitores apaixonados pelo universo literário.

Com uma abordagem direta e transparente, o intuito é preparar você para entender a realidade desse mercado, com seus pontos positivos e negativos. Além disso, conectar todas as áreas de atuação para que, ao ver o cenário como um todo, as partes ganhem novos sentidos e possibilidades.

4 AULAS
AO VIVO

VIA ZOOM,
COM 2H30 CADA

24 AULAS
GRAVADAS

COBRINDO TODAS AS ÁREAS DO MERCADO

1 ANO

DE ACESSO AO CONTEÚDO

CERTIFICADO

DE CONCLUSÃO
DO CURSO

Conteúdo do curso

Aulas gravadas com convidados especiais

Aprenda com profissionais renomados quando e onde quiser.

A autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018) e de Pequena coreografia do adeus ganhou também destaque pelo posicionamento na divulgação de seu romance de estreia, tornando-se exemplo para o mercado.

Dos primeiros leitores, advindos de círculos de amigos e da faculdade, à distinção com prêmios literários e à publicação pelo maior grupo editorial do mundo, a escritora conta sua trajetória, divide experiências com a escrita e fala sobre como encontrar caminhos para a publicação.

Escritor fenômeno de 2022, Stefano Volp, autor de O beijo do rio e Homens pretos (não) choram, divide dicas para autores estreantes, aborda como se preparar para um mercado literário competitivo e fala sobre seu lançamento pela TAG, com tiragem superior a 25 mil exemplares.

Entre os temas discutidos estão o estudo de roteiro, a autopublicação, os diferenciais de construir sua própria comunidade de leitores e a resiliência e profissionalismo de que um autor necessita para atuar no mercado literário.

Raquel foi responsável pela aquisição de sucessos comerciais recentes, como os livros de Rupi Kaur e O caso Evandro, e de obras tão variadas quanto as de Nelson Rodrigues, Ale Santos, Cecelia Ahern e Joyce Carol Oates.

Após mais de uma década como repórter de veículos como Estadão e Folha de S. Paulo, além de passagens pela Planeta, Intrínseca e HarperCollins, a editora conta como começou, os critérios para contratação de livros e quais características são de maior valor para construir carreira no mercado editorial.

Fundador, sócio e editor da Malê, desde 2016 Vagner está à frente de uma das mais proeminentes editoras focadas em literatura de autoria negra no Brasil, quando começou  com a publicação de Conceição Evaristo.


Anos depois, com as listas tomadas de livros sobre temática racial e grandes editoras se movimentando para entender esse mercado, um dos mais importantes editores divide conosco sua experiência. Vagner fala como foi empreender e vislumbrar um recorte em que enxergou um ideal e, também, uma oportunidade.

A partir da história da Dublinense, uma das principais editoras de ficção contemporânea no mercado brasileiro, o editor aborda as principais questões sobre gerir uma casa independente: momento de abertura, construção de catálogo, criação de marca, planejamento financeiro, rede de contatos e muito mais.

Com mais de dez anos de estrada, a Dublinense começou como um pequeno selo para então se tornar referência em design editorial e solidificação de catálogo, contando com grandes títulos da literatura contemporânea internacional no acervo, a exemplo das obras de Buchi Emecheta e Afonso Cruz.

Principal agente literária do país, Lucia é fundadora da Agência Riff. A casa representa alguns dos mais consagrados nomes da literatura brasileira, como João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Rubem Fonseca, e autores da nova geração da escrita nacional, sendo grande ponto de convergência para licenciamentos de contratos com agências de todo o mundo.

Além de explicar como funcionam as negociações com editoras brasileiras e internacionais, Lucia exemplifica como um autor pode chamar a atenção de um agente, explora quais caminhos um profissional pode trilhar no mundo editorial e compartilha sua visão sobre o mercado do livro.

Um dos sócios e fundadores da Pipoca & Nanquim conversa sobre as especificidades do mundo da edição de quadrinhos, mas também extrapola o gênero: fala sobre ser uma editora nativamente digital, se comunicar com nichos e unificar bom conteúdo, paixão e profissionalismo, resultando em alguns dos quadrinhos mais vendidos dos últimos anos no país.

Daniel conta como aprendeu a editar quadrinhos, suas experiências prévias e a fundação e consolidação da editora e do canal, passando por questões como o lançamento dos célebres Moebius e Christophe Chabouté, gestão de catálogo e os desafios para o gênero hoje e no futuro.

A produtora editorial ensina o passo a passo para fazer um livro e dá uma aula sobre cada etapa, passando por tradução, preparação de texto, revisão, contratação de colaboradores e gestão de prazos, trazendo exemplos reais de clássicos tão desafiadores quanto O grande Gatsby e Orgulho e preconceito.

Coordenadora de publicações para casas como Aleph, Antofágica e TAG e professora na Universidade do Livro, a profissional também divide o que é preciso para seguir carreira na produção editorial ou prestar serviços para as casas, além de como formar o conhecimento e as habilidades necessárias para isso.

Com traduções históricas de Ulysses e Graça infinita, no currículo de Caetano, e Moby Dick e O grande Gatsby, no de Rogerio, os irmãos Galindo colaboram regularmente com grandes casas brasileiras, como Companhia das Letras, Planeta, HarperCollins e Todavia.

Com sua leveza e bom humor característicos, Rogerio e Caetano falam sobre os bastidores do difícil e fascinante trabalho de verter grandes autores para outro idioma, além de compartilhar dicas práticas sobre o que estudar e como conseguir os primeiros trabalhos de tradução e consolidar um nome no mercado.

Um livro vende, conquista e se expande pela capa e pelo projeto gráfico. A designer e artista, que já trabalhou com diversos autores e editoras e colaborou com grandes clientes como Anitta, Marina Sena, Apple e Netflix, explica os detalhes do design de um livro, da capa ao projeto gráfico de miolo.


Reconhecida por projetos que contrastam um universo retrô com experimentalismos de vanguarda, Giovanna divide making-ofs de capas e projetos premiados. Além disso, dá dicas para novos designers e autores ou profissionais da área que queiram criar uma relação de confiança e bons resultados com designers.

Com oito anos de experiência no departamento de produção da Cosac Naify, passagem pela Ubu e desde o começo à frente da área na Todavia, Aline Valli é uma apaixonada pela produção gráfica editorial e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto.

Além de contar detalhes de cases antigos, ela dá uma aula sobre formas de publicação e ensina no que se deve prestar atenção ao tomar as decisões que um livro requer, como formato, acabamentos, tecnologias de impressão e decisões de design de produto, ilustrando a teoria com exemplares nos quais trabalhou.

Um dos mais relevantes estudiosos da mídia na formação das sociedades modernas, John B. Thompson é autor dos livros Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI (2013) e As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial (2021), publicados pela Unesp.

Na aula, o professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge fala sobre a revolução digital no mundo das publicações e como ela tem transformado o meio. John aborda temas como impacto da Amazon, marketing digital, autopublicação, monetização, desafio das livrarias e conceito do que é um livro.

Luciana ensina os fundamentos do marketing de conteúdo e a importância da construção de comunidades, trazendo exemplos que extrapolam o universo dos livros a partir de empresas como Amazon e Nubank. Ela apresenta muitos casos que deram certo – e outros que nem tanto.

Responsável pela criação de algumas das marcas mais amadas do mercado editorial, Luciana é cofundadora da Antofágica e liderou durante anos o marketing da Aleph, além de ter trabalhado com empresas como Todavia, GE e MTV. Foi finalista do Prêmio Profissional do Ano do portal PublishNews em 2022, o maior prêmio nacional do segmento.

Ponto-chave para o sucesso (ou fracasso) de um título, a área comercial é extremamente complementar ao marketing e ao editorial, auxiliando a refinar estratégias para editoras e autores a partir do conhecimento de uma das últimas etapas da vida do livro.

Fundador da editora AJNA e com passagens por Saraiva, Livraria Cultura, Companhia das Letras, LeYa, Sextante e Aleph, Giovani aborda os meandros desta parte fundamental da cadeia: como vender o livro e fazê-lo chegar às livrarias e aos leitores. Do cadastro nos canais de venda às melhores práticas com livreiros, esta aula ensina a pensar o catálogo com foco no leitor final.

Dono da histórica livraria Leonardo da Vinci, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, e com mais de 17 anos em alguns dos cargos mais estratégicos na Saraiva, Daniel compartilha sua visão de negócios e sua filosofia de vida, em um debate sobre como podemos pensar a importância do livro, sua comunicação e seu comércio.

Em uma conversa apaixonada, fala do novo momento de expansão de livrarias independentes, faz uma análise crítica do mercado atual e aprofunda debates sobre como pequenos empresários podem concorrer com alguns dos maiores monopólios do mundo que atuam no Brasil.

Dona de um canal com quase uma década de existência e mais de 600 mil assinantes, a youtuber Isabella Lubrano compartilha sua história, dos primeiros vídeos e seguidores até o momento em que passou a se dedicar integralmente ao canal Ler Antes de Morrer, incluindo o movimento de profissionalização necessário para fazer esse salto.

Isabella também comenta os bastidores da produção de conteúdo e dá dicas valiosas para qualquer profissional ou autor que queira entender como os livros chegam aos leitores hoje, além de revelar como é a relação dos influenciadores digitais com as marcas.

Fundador da DedaLog, empresa que está à frente do e-commerce, marketplace e logística de algumas das principais editoras do país, Tiago Pavan conta como decidiu empreender no mercado editorial por meio da tecnologia.


Tiago explica o modelo de negócio, sua experiência na construção e o funcionamento até a venda para uma multinacional. Passando por questões essenciais para o novo momento do mercado, ele traz discussões que ressaltam a importância de soluções originais e de um conhecimento de tecnologia que se faz cada dia mais importante para todos os envolvidos com livros.

A editora Wish, fundada em 2013, já teve 20 projetos bem-sucedidos no Catarse, que juntos somam uma arrecadação de mais de 2 milhões de reais e dezenas de milhares de exemplares financiados e vendidos, inicialmente por meio do crowdfunding e depois nas lojas.

Marina, fundadora e CEO, conta como a proposta de começar sozinha uma editora que resgatasse obras literárias antigas e aliá-las a designs inovadores deu certo e extrapolou o financiamento coletivo, criando uma das comunidades mais engajadas do mundo editorial brasileiro e uma das editoras mais amadas do país.

Cofundador e CEO da TAG, maior clube de assinatura de livros do Brasil, Gustavo fala sobre o formato de recorrência e assinatura no país, desde os bastidores da fundação da empresa até o momento atual de maior popularização do modelo.

Além de inspirar raciocínios valiosos na hora de buscar novas oportunidades de negócio, ele compartilha casos reais de sua trajetória e teoriza sobre como o clube construiu uma comunidade e um público de leitores, estimulando a criação de novos produtos e novas formas de trabalhar com um mercado tão tradicional quanto o do livro.

À frente da área de aquisição de conteúdo da Audible, braço da Amazon e líder no mercado global de audiolivros, Claudia explica como funciona esse formato que só cresce nos últimos anos, da relação com agentes, autores e editoras até o desenvolvimento de produtos originais em áudio.

Com experiência em agências e editoras inglesas, Claudia também passa pelo debate sobre o futuro da mídia livro, fala sobre o fenômeno dos podcasts e dos assistentes de voz e divide informações estratégicas para quem pretende explorar as oportunidades instigantes de criação para o formato.

A autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018) e de Pequena coreografia do adeus ganhou também destaque pelo posicionamento na divulgação de seu romance de estreia, tornando-se exemplo para o mercado.


Dos primeiros leitores, advindos de círculos de amigos e da faculdade, à distinção com prêmios literários e à publicação pelo maior grupo editorial do mundo, a escritora conta sua trajetória, divide experiências com a escrita e fala sobre como encontrar caminhos para a publicação.

Escritor fenômeno de 2022, Stefano Volp, autor de O beijo do rio e Homens pretos (não) choram, divide dicas para autores estreantes, aborda como se preparar para um mercado literário competitivo e fala sobre seu lançamento pela TAG, com tiragem superior a 25 mil exemplares.


Entre os temas discutidos estão o estudo de roteiro, a autopublicação, os diferenciais de construir sua própria comunidade de leitores e a resiliência e profissionalismo de que um autor necessita para atuar no mercado literário.

Raquel foi responsável pela aquisição de sucessos comerciais recentes, como os livros de Rupi Kaur e O caso Evandro, e de obras tão variadas quanto as de Nelson Rodrigues, Ale Santos, Cecelia Ahern e Joyce Carol Oates.


Após mais de uma década como repórter de veículos como Estadão e Folha de S. Paulo, além de passagens pela Planeta, Intrínseca e HarperCollins, a editora conta como começou, os critérios para contratação de livros e quais características são de maior valor para construir carreira no mercado editorial.

Fundador, sócio e editor da Malê, desde 2016 Vagner está à frente de uma das mais proeminentes editoras focadas em literatura de autoria negra no Brasil, quando começou com a publicação de Conceição Evaristo.


Anos depois, com as listas tomadas de livros sobre temática racial e grandes editoras se movimentando para entender esse mercado, um dos mais importantes editores divide conosco sua experiência. Vagner fala como foi empreender e vislumbrar um recorte em que enxergou um ideal e, também, uma oportunidade.

A partir da história da Dublinense, uma das principais editoras de ficção contemporânea no mercado brasileiro, o editor aborda as principais questões sobre gerir uma casa independente: momento de abertura, construção de catálogo, criação de marca, planejamento financeiro, rede de contatos e muito mais.


Com mais de dez anos de estrada, a Dublinense começou como um pequeno selo para então se tornar referência em design editorial e solidificação de catálogo, contando com grandes títulos da literatura contemporânea internacional no acervo, a exemplo das obras de Buchi Emecheta e Afonso Cruz.

Principal agente literária do país, Lucia é fundadora da Agência Riff. A casa representa alguns dos mais consagrados nomes da literatura brasileira, como João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Rubem Fonseca, e autores da nova geração da escrita nacional, sendo grande ponto de convergência para licenciamentos de contratos com agências de todo o mundo.


Além de explicar como funcionam as negociações com editoras brasileiras e internacionais, Lucia exemplifica como um autor pode chamar a atenção de um agente, explora quais caminhos um profissional pode trilhar no mundo editorial e compartilha sua visão sobre o mercado do livro.

Um dos sócios e fundadores da Pipoca & Nanquim conversa sobre as especificidades do mundo da edição de quadrinhos, mas também extrapola o gênero: fala sobre ser uma editora nativamente digital, se comunicar com nichos e unificar bom conteúdo, paixão e profissionalismo, resultando em alguns dos quadrinhos mais vendidos dos últimos anos no país.


Daniel conta como aprendeu a editar quadrinhos, suas experiências prévias e a fundação e consolidação da editora e do canal, passando por questões como o lançamento dos célebres Moebius e Christophe Chabouté, gestão de catálogo e os desafios para o gênero hoje e no futuro.

A produtora editorial ensina o passo a passo para fazer um livro e dá uma aula sobre cada etapa, passando por tradução, preparação de texto, revisão, contratação de colaboradores e gestão de prazos, trazendo exemplos reais de clássicos tão desafiadores quanto O grande Gatsby e Orgulho e preconceito.


Coordenadora de publicações para casas como Aleph, Antofágica e TAG e professora na Universidade do Livro, a profissional também divide o que é preciso para seguir carreira na produção editorial ou prestar serviços para as casas, além de como formar o conhecimento e as habilidades necessárias para isso.

O aquecimento do mercado de séries e filmes é acompanhado de perto pelo mundo editorial. Com a chegada dos streamings no Brasil, a contratação de livros para serem adaptados tem sido recorrente.

Esta aula aborda esse encontro fascinante. Reconhecida executiva de desenvolvimento e negócios do audiovisual, Mari já trabalhou com Netflix, Amazon, HBO, Globo e Disney, e divide o que leva uma produtora a buscar livros e autores. Também detalha quais são os passos dados para uma obra audiovisual chegar às telas.

Uma das maiores referências sobre o assunto do país e gerente de contas da distribuidora multinacional Bookwire, Joana aborda a história dos livros digitais, em qual momento desse mercado estamos e quais são os horizontes de evolução do formato.

Para ela, a atualidade nos convida a rediscutir o que é o livro digital, não pensando só em e-books. Autopublicação e oportunidades para novos autores e editoras, distribuição digital, impressão sob demanda e futuro da leitura são alguns dos temas abordados.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado editorial, Jiro Takahashi acumula passagens por casas brasileiras como Ática, Nova Fronteira, Estação Liberdade (da qual foi co-fundador), Ediouro, Rocco e Nova Aguilar.

Foi idealizador, entre outras, da série Vaga-Lume, amplamente adotada em escolas brasileiras e parte da formação leitora de milhões de estudantes. Na conversa, Jiro conta como chegou ao mercado do livro e divide o processo de criação dos principais projetos que concebeu.

Com mais de uma década de expriência no segmento, Ricardo Costa e Cristiane Martins estão à frente da Metabooks, a principal empresa de metadados do mercado editorial brasileiro.

Há muito mais elementos sobre o livro do que o conteúdo do texto em si. Assim, este módulo apresenta noções básica do que são metadados (as informações que fazem com que o livro chegue da melhor forma para quem está buscando por ele) e ensina como usá-los seguindo as boas práticas do mercado.

Com traduções históricas de Ulysses e Graça infinita, no currículo de Caetano, e Moby Dick e O grande Gatsby, no de Rogerio, os irmãos Galindo colaboram regularmente com grandes casas brasileiras, como Companhia das Letras, Planeta, HarperCollins e Todavia.


Com sua leveza e bom humor característicos, Rogerio e Caetano falam sobre os bastidores do difícil e fascinante trabalho de verter grandes autores para outro idioma, além de compartilhar dicas práticas sobre o que estudar e como conseguir os primeiros trabalhos de tradução e consolidar um nome no mercado.

Um livro vende, conquista e se expande pela capa e pelo projeto gráfico. A designer e artista, que já trabalhou com diversos autores e editoras e colaborou com grandes clientes como Anitta, Marina Sena, Apple e Netflix, explica os detalhes do design de um livro, da capa ao projeto gráfico de miolo.


Reconhecida por projetos que contrastam um universo retrô com experimentalismos de vanguarda, Giovanna divide making-ofs de capas e projetos premiados. Além disso, dá dicas para novos designers e autores ou profissionais da área que queiram criar uma relação de confiança e bons resultados com designers.

Com oito anos de experiência no departamento de produção da Cosac Naify, passagem pela Ubu e desde o começo à frente da área na Todavia, Aline Valli é uma apaixonada pela produção gráfica editorial e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto.


Além de contar detalhes de cases antigos, ela dá uma aula sobre formas de publicação e ensina no que se deve prestar atenção ao tomar as decisões que um livro requer, como formato, acabamentos, tecnologias de impressão e decisões de design de produto, ilustrando a teoria com exemplares nos quais trabalhou.

Um dos mais relevantes estudiosos da mídia na formação das sociedades modernas, John B. Thompson é autor dos livros Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI (2013) e As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial (2021), publicados pela Unesp.


Na aula, o professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge fala sobre a revolução digital no mundo das publicações e como ela tem transformado o meio. John aborda temas como impacto da Amazon, marketing digital, autopublicação, monetização, desafio das livrarias e conceito do que é um livro.

Luciana ensina os fundamentos do marketing de conteúdo e a importância da construção de comunidades, trazendo exemplos que extrapolam o universo dos livros a partir de empresas como Amazon e Nubank. Ela apresenta muitos casos que deram certo – e outros que nem tanto.


Responsável pela criação de algumas das marcas mais amadas do mercado editorial, Luciana é cofundadora da Antofágica e liderou durante anos o marketing da Aleph, além de ter trabalhado com empresas como Todavia, GE e MTV. Foi finalista do Prêmio Profissional do Ano do portal PublishNews em 2022, o maior prêmio nacional do segmento.

Ponto-chave para o sucesso (ou fracasso) de um título, a área comercial é extremamente complementar ao marketing e ao editorial, auxiliando a refinar estratégias para editoras e autores a partir do conhecimento de uma das últimas etapas da vida do livro.


Fundador da editora AJNA e com passagens por Saraiva, Livraria Cultura, Companhia das Letras, LeYa, Sextante e Aleph, Giovani aborda os meandros desta parte fundamental da cadeia: como vender o livro e fazê-lo chegar às livrarias e aos leitores. Do cadastro nos canais de venda às melhores práticas com livreiros, esta aula ensina a pensar o catálogo com foco no leitor final.

Dono da histórica livraria Leonardo da Vinci, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, e com mais de 17 anos em alguns dos cargos mais estratégicos na Saraiva, Daniel compartilha sua visão de negócios e sua filosofia de vida, em um debate sobre como podemos pensar a importância do livro, sua comunicação e seu comércio.


Em uma conversa apaixonada, fala do novo momento de expansão de livrarias independentes, faz uma análise crítica do mercado atual e aprofunda debates sobre como pequenos empresários podem concorrer com alguns dos maiores monopólios do mundo que atuam no Brasil.

Dona de um canal com quase uma década de existência e mais de 600 mil assinantes, a youtuber Isabella Lubrano compartilha sua história, dos primeiros vídeos e seguidores até o momento em que passou a se dedicar integralmente ao canal Ler Antes de Morrer, incluindo o movimento de profissionalização necessário para fazer esse salto.


Isabella também comenta os bastidores da produção de conteúdo e dá dicas valiosas para qualquer profissional ou autor que queira entender como os livros chegam aos leitores hoje, além de revelar como é a relação dos influenciadores digitais com as marcas.

Fundador da DedaLog, empresa que está à frente do e-commerce, marketplace e logística de algumas das principais editoras do país, Tiago Pavan conta como decidiu empreender no mercado editorial por meio da tecnologia.


Tiago explica o modelo de negócio, sua experiência na construção e o funcionamento até a venda para uma multinacional. Passando por questões essenciais para o novo momento do mercado, ele traz discussões que ressaltam a importância de soluções originais e de um conhecimento de tecnologia que se faz cada dia mais importante para todos os envolvidos com livros.

A editora Wish, fundada em 2013, já teve 20 projetos bem-sucedidos no Catarse, que juntos somam uma arrecadação de mais de 2 milhões de reais e dezenas de milhares de exemplares financiados e vendidos, inicialmente por meio do crowdfunding e depois nas lojas.


Marina, fundadora e CEO, conta como a proposta de começar sozinha uma editora que resgatasse obras literárias antigas e aliá-las a designs inovadores deu certo e extrapolou o financiamento coletivo, criando uma das comunidades mais engajadas do mundo editorial brasileiro e uma das editoras mais amadas do país.

Cofundador e CEO da TAG, maior clube de assinatura de livros do Brasil, Gustavo fala sobre o formato de recorrência e assinatura no país, desde os bastidores da fundação da empresa até o momento atual de maior popularização do modelo.


Além de inspirar raciocínios valiosos na hora de buscar novas oportunidades de negócio, ele compartilha casos reais de sua trajetória e teoriza sobre como o clube construiu uma comunidade e um público de leitores, estimulando a criação de novos produtos e novas formas de trabalhar com um mercado tão tradicional quanto o do livro.

À frente da área de aquisição de conteúdo da Audible, braço da Amazon e líder no mercado global de audiolivros, Claudia explica como funciona esse formato que só cresce nos últimos anos, da relação com agentes, autores e editoras até o desenvolvimento de produtos originais em áudio.


Com experiência em agências e editoras inglesas, Claudia também passa pelo debate sobre o futuro da mídia livro, fala sobre o fenômeno dos podcasts e dos assistentes de voz e divide informações estratégicas para quem pretende explorar as oportunidades instigantes de criação para o formato.

O aquecimento do mercado de séries e filmes é acompanhado de perto pelo mundo editorial. Com a chegada dos streamings no Brasil, a contratação de livros para serem adaptados tem sido recorrente.


Esta aula aborda esse encontro fascinante. Reconhecida executiva de desenvolvimento e negócios do audiovisual, Mari já trabalhou com Netflix, Amazon, HBO, Globo e Disney, e divide o que leva uma produtora a buscar livros e autores. Também detalha quais são os passos dados para uma obra audiovisual chegar às telas.

Uma das maiores referências sobre o assunto do país e gerente de contas da distribuidora multinacional Bookwire, Joana aborda a história dos livros digitais, em qual momento desse mercado estamos e quais são os horizontes de evolução do formato.


Para ela, a atualidade nos convida a rediscutir o que é o livro digital, não pensando só em e-books. Autopublicação e oportunidades para novos autores e editoras, distribuição digital, impressão sob demanda e futuro da leitura são alguns dos temas abordados.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado editorial, Jiro Takahashi acumula passagens por casas brasileiras como Ática, Nova Fronteira, Estação Liberdade (da qual foi co-fundador), Ediouro, Rocco e Nova Aguilar.


Foi idealizador, entre outras, da série Vaga-Lume, amplamente adotada em escolas brasileiras e parte da formação leitora de milhões de estudantes. Na conversa, Jiro conta como chegou ao mercado do livro e divide o processo de criação dos principais projetos que concebeu.

Com mais de uma década de expriência no segmento, Ricardo Costa e Cristiane Martins estão à frente da Metabooks, a principal empresa de metadados do mercado editorial brasileiro.


Há muito mais elementos sobre o livro do que o conteúdo do texto em si. Assim, este módulo apresenta noções básica do que são metadados (as informações que fazem com que o livro chegue da melhor forma para quem está buscando por ele) e ensina como usá-los seguindo as boas práticas do mercado.

#VIDADOLIVRO

VDL nas palavras dos nossos alunos e alunas ♥

Bruno Vial

ESCRITOR
     
"Em uma época que se vende fantasias e cursos que prometem sucesso e riqueza fáceis, considero que a Vida do Livro é um achado por seu pragmatismo, realidade e didática na forma de apresentar o que é o mercado literário, suas nuances, dificuldades e possibilidades. Em aulas e palestras, mostrou diversas facetas desse meio intrincado, desfez ilusões e acertou em cheio ao apresentar vários pontos de vista, métodos de trabalho e a complexidade do trabalho editorial, de uma forma bastante prática. Para quem, como eu, pretende ingressar nesse meio, é um excelente mapa que ajuda a ter discernimento e compreensão geral tanto da parte técnica quanto da parte gerencial. E, embora seja realista, ao mesmo tempo não esmorece o desejo e paixão pela literatura em si."

Sofia Osório de Castro

ESCRITORA E JORNALISTA
     
"A Vida do Livro foi um verdadeiro investimento que fiz em mim mesma e no meu futuro profissional. Saí com inúmeras ferramentas úteis e com caminhos iluminados. Recomendo demais o curso do Daniel Lameira, que ampliou meus horizontes sobre um meio que eu acreditava conhecer bem, mas sobre o qual não paro de aprender."

Giovana de Lima

VENDEDORA DA GLOBO LIVROS
     
"Adorei o curso e indico a todos: para quem já trabalha com livros e quer se atualizar, para quem quer trabalhar com livros e deseja conhecer os setores e etapas, e mesmo para o público em geral (apaixonados por livros), para conhecer mais sobre o assunto. As entrevistas são incríveis, com os melhores profissionais de diversas áreas do mercado editorial, em conversas descontraídas mas com informações valiosas."

Ana Cândida

REVISORA DA AGÊNCIA POLARYS
     
"A Vida do Livro mudou a minha vida profundamente. Foi a primeira vez que entendi que posso ser mais do que leitora: o curso abriu a possibilidade da realização do sonho de viver de literatura!"

Alfredo Neto

CRIADOR DO SEM SPOILER (@semspoiler_)
     
"Eu amei o curso! Ideal para profissionais ou curiosos, o Vida do Livro passeia pelas diversas áreas do universo editorial e apresenta múltiplas carreiras, desafios e possibilidades que o mercado oferece. As aulas ao vivo são muito boas, e a interação com a comunidade de alunos e as lições com convidados excepcionais ampliam a visão do curso."

Isabella Fernandes

ANALISTA DA EDITORA CRV
     
"O curso me abriu os olhos para uma realidade que, até então, ainda tinha muito de mistério e até de mística por trás. As decisões do mercado que pareciam aleatórias ficaram bem mais claras, assim como as diversas formas de existir dentro do meio. Me conectando com a comunidade, consegui emprego em uma editora, onde estou aprendendo ainda mais."

Julia Fregonese

JORNALISTA
     
"A Vida do Livro me mostrou uma perspectiva sobre o mercado editorial que, até então, eu pouco conhecia. Como alguém que está buscando trabalhar na indústria, foi essencial saber mais sobre os vários profissionais, processos, custos e habilidades que um único livro demanda para ser criado, editado e lançado."

Para quem é o curso
Vida do Livro?

• Profissionais que já trabalham ou querem trabalhar no mercado editorial

• Leitores e curiosos

• Autores, independentes ou não

Vida do Livro é o curso que você busca caso queira conhecer os segredos por trás do mercado do livro. Seja você leitor, autor, curioso, profissional ou alguém com interesse de negócios na área, Vida do Livro cobre todas as frentes, desde a concepção de um título até ele estar no mercado e além!



➜ Vida do Livro não é um curso técnico, então falaremos de tudo, mas não teremos aprofundamento prático sobre como escrever, traduzir, diagramar, coordenar um livro etc.


Também não falaremos sobre livros didáticos, que têm lógicas próprias e diferentes. O intuito do curso é apresentar o cenário completo para você entender quais são suas possibilidades de atuação e se aprofundar sabendo do todo! Se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, entre em contato conosco. ☺

Daniel Lameira

Professor e organizador do curso Vida do Livro, Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. É um dos fundadores da Antofágica e esteve durante sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século e LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com SNEL e PublishNews, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil como um dos Editores do Futuro. Em 2015, criou a Vida do Livro, que desde então já formou mais de 1.500 alunos.
Write your awesome label here.

Dúvidas comuns

O curso é online?

Sim, esta edição da Vida do Livro será 100% online! Você poderá acompanhar as aulas de qualquer lugar e participar do grupo de alunos.

Já participei de edições anteriores da Vida do Livro. A edição 2023 terá novidades para mim?

Se você fez o curso em 2022, é provável que a maior parte do conteúdo não seja novo para você, pois as palestras gravadas serão as mesmas do ano anterior. Se você fez qualquer outra edição da Vida do Livro, porém, o curso está repleto de aulas novas!

Nunca trabalhei no mercado editorial. Vou ficar perdido?

Não! O curso possui linguagem acessível a qualquer pessoa, tenha experiência ou familiaridade com o mercado editorial ou não. Além disso, as aulas contarão com material de apoio explicando os principais termos e conceitos abordados. Boa parte dos alunos também são leitores apaixonados, curiosos por saber mais.

Quero me especializar em uma etapa específica da cadeia do livro. Preciso fazer um curso tão amplo?

Ter a visão do processo como um todo faz muita diferença mesmo para profissionais especializados. Dessa forma, você não apenas conhecerá os caminhos que o mercado oferece, mas também vai se relacionar melhor com outras áreas e ter mais ferramentas e argumentos para executar sua especialidade, para fechar novos negócios ou para desenvolver sua carreira.

Sou um autor independente. O curso vai me ajudar?

Sim e não. Esse curso não é um curso sobre escrita, roteiro e estrutura narrativa. Mas entender o funcionamento do mercado é essencial para conhecer as possibilidades de publicação, saber como abordar editoras e planejar a carreira na área, entre outros aspectos trabalhados no curso.

Já trabalho no mercado editorial e tenho o conhecimento básico. Vou tirar algo novo do curso?

Olha, eu acredito que sim! Além de ter contato com outras visões, de pessoas com experiências diferentes da sua, você também vai ouvir algumas das vozes mais renomadas do mercado opinando e explicando o que as motiva a fazer o que fazem.

Não conseguirei acompanhar as aulas ao vivo. Elas vão ficar gravadas?

Sim, e você poderá acessá-las quando e onde quiser durante um ano após o final do curso.

Por quanto tempo poderei acessar o material do curso?

Você terá acesso à gravação das aulas ao vivo e das 24 aulas com profissionais da área por um ano após o fim do curso.

Haverá grupo de conversa e discussão entre alunos?

Sim! Estamos usando o Discord. O link de acesso foi enviado aos inscritos por e-mail.

O curso emite certificado?

Sim. O certificado será emitido com o nome informado por você ao inscrever-se no curso.

Quando haverá outras turmas?

Espero conseguir organizar o curso e a minha vida para ele acontecer uma vez por ano, mas não consigo garantir. ☺

Fique por dentro do mundo literário e converse com outros membros da Vida do Livro nos canais abaixo.