Inscrição confirmada!

Acesse a Vida do Livro nesta página, na seção "Conteúdo do curso", a partir do dia 17 de outubro.

Coordenação editorial • Agenciamento • Produção • Marketing • Tradução
 Influenciadores • Audiolivros • Clubes de assinatura • E-books • Crowdfunding
Vendas • Logística • Autopublicações e
mais

*

Coordenação editorial • Agenciamento • Produção • Marketing • Tradução
 Influenciadores • Audiolivros • Clubes de assinatura • E-books • Crowdfunding
Vendas Logística • Autopublicações e
mais

*

Vida do Livro é o curso online perfeito para você que quer conhecer os segredos por trás do mercado editorial.
O curso vai ensinar e detalhar todas as etapas da produção de um livro e debater o universo que o orbita, da concepção à comercialização, e horizontes para o futuro.

Criado originalmente em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e formou mais de 2.500 alunos, sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

O conteúdo é voltado para aqueles que já atuam no mercado, para os que querem se inserir nesse meio e, ainda, para autores que desejam entender melhor as engrenagens editoriais, se autopublicar ou submeter seus livros a editores e agentes. Além disso, o curso também é útil para profissionais que queiram construir suas editoras, projetos relacionados, criar conteúdo sobre livros ou apenas leitores apaixonados pelo universo literário.

Com uma abordagem direta e transparente, o intuito é preparar você para entender a realidade desse mercado, com seus pontos positivos e negativos. Além disso, conectar todas as áreas de atuação para que, ao ver o cenário como um todo, as partes ganhem novos sentidos e possibilidades.

Além das aulas ao vivo com Daniel Lameira, convidamos alguns dos nomes mais importantes de cada área do mercado editorial para dividirem sua experiência em 30 conversas gravadas. Começamos a formar esse acervo para as turmas de 2022 e 2023 e, a cada ano, lançamos novos vídeos. Vida do Livro 2024 conta com 6 conteúdos inéditos de profissionais como André Conti, Rafaella e Roberta Machado, Rita Mattar e Stephanie Borges.

Coordenação editorial • Agenciamento • Produção • Marketing • Tradução • Influenciadores • Audiolivros • Clubes de assinatura • E-books • Crowdfunding • Vendas • Logística • Autopublicações e mais

*

Vida do Livro é o curso online perfeito para você que quer conhecer os segredos por trás do mercado editorial.
O curso vai ensinar e detalhar todas as etapas da produção de um livro e debater o universo que o orbita, da concepção à comercialização, e horizontes para o futuro.

Criado originalmente em 2015, Vida do Livro já teve mais de dez turmas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e formou mais de 2.500 alunos, sempre com o intuito de desmistificar os bastidores da indústria livreira e impulsionar uma forma atenciosa, com foco no leitor, de pensar o processo da produção editorial, divulgação e comercialização.

O conteúdo é voltado para aqueles que já atuam no mercado, para os que querem se inserir nesse meio e, ainda, para autores que desejam entender melhor as engrenagens editoriais, se autopublicar ou submeter seus livros a editores e agentes. Além disso, o curso também é útil para profissionais que queiram construir suas editoras, projetos relacionados, criar conteúdo sobre livros ou apenas leitores apaixonados pelo universo literário.

Com uma abordagem direta e transparente, o intuito é preparar você para entender a realidade desse mercado, com seus pontos positivos e negativos. Além disso, conectar todas as áreas de atuação para que, ao ver o cenário como um todo, as partes ganhem novos sentidos e possibilidades.

Além das aulas ao vivo com Daniel Lameira, convidamos alguns dos nomes mais importantes de cada área do mercado editorial para dividirem sua experiência em 30 conversas gravadas. Começamos a formar esse acervo para as turmas de 2022 e 2023 e, a cada ano, lançamos novos vídeos. Vida do Livro 2024 conta com 6 conteúdos inéditos de profissionais como André Conti, Rafaella e Roberta Machado, Rita Mattar e Stephanie Borges.

4 aulas ao vivo

Aulas online e em tempo real via Zoom, com 2h30 cada.

Bate-papo

Conversa de encerramento com Daniel Lameira.

30 aulas gravadas

Conteúdos que cobrem todas as áreas do mercado.

1 ano de acesso

Veja o conteúdo onde e quando quiser.

Certificado

Ao final o curso, os alunos recebem um certificado de conclusão.

4 aulas ao vivo

Aulas online e em tempo real via Zoom, com 2h30 cada.

Bate-papo

Conversa de encerramento com Daniel Lameira.

30 aulas gravadas

Conteúdos que cobrem todas as áreas do mercado.

1 ano de acesso

Veja o conteúdo onde e quando quiser.

Certificado

Ao final o curso, os alunos recebem um certificado de conclusão.

200 bolsas disponíveis com 80% de desconto sobre o preço integral do curso para pessoas negras, trans, indígenas ou em situação de vulnerabilidade social/econômica.

Para se candidatar, preencha o formulário abaixo:
AULAS AO VIVO

4 encontros online ao vivo com Daniel Lameira

Primeiro encontro

17 de outubro · 19h30 às 22h

DA IDEIA

Na primeira aula, pensaremos onde os livros moram e tentaremos entender que eles normalmente fazem parte de um projeto maior, seja do autor, da editora ou de uma empresa. Qual é a lógica dos negócios editoriais e quais são os processos para iniciá-los e compreendê-los? Seguiremos também os passos detalhados e práticos de um editor de aquisição para entender, a partir do contexto do mercado, como os projetos dão seus primeiros passos: o contato de editores com agentes, autores, empresas e scouts.

Segundo encontro

24 de outubro · 19h30 às 22h

COMO FAZER UM LIVRO

Cada escolha de publicar um título é potencializada e ganha novas camadas de interpretação por uma série de escolhas do editor: formato do livro, tradução, projeto gráfico, capa e aparatos. Inclusive, uma vez dominados, esses processos passam a influenciar na decisão do que se publica. Tomá-la de forma consciente é essencial e pode fazer a diferença entre um projeto de sucesso e outro que ficará esquecido. Cada uma dessas etapas será esmiuçada com exemplos reais, contato com profissionais das áreas e valores.

Terceiro encontro

31 de outubro · 19h30 às 22h

SOBRE CONVERSAR E VENDER

Já dizia o poeta: um livro na gaveta não adianta nada, lugar de poesia é na calçada. Então, como podemos fazer com que os livros que editamos, escrevemos e nos quais acreditamos cheguem de fato aos leitores e às ruas? Nessa aula, falaremos sobre como o marketing, a comunicação e a distribuição comercial passaram por mudanças drásticas na última década e o que é possível fazer hoje. Do contato com livrarias às redes sociais, o mapeamento sobre como essa conversa se estabelece com o seu público é também parte vital de se tomar boas escolhas no processo editorial e de aquisição.

Quarto encontro

7 de novembro · 19h30 às 22h

OS PRÓXIMOS PASSOS DO MERCADO

Após quase uma década de queda em vendas, tivemos um momento diferente durante a pandemia, mas já há dúvidas se voltamos a uma tendência negativa. Nos últimos anos, grandes redes fecharam, pequenas livrarias abriram, os audiobooks chegaram com força e o e-commerce ganhou uma relevância sem precedentes. Com as mudanças pós-digitais, e cientes do processo como um todo e de suas dificuldades, entramos aqui em um debate sobre quais seriam possíveis soluções e caminhos para nosso mercado extrapolar o que vem sendo feito em forma, produto, marketing, comunicação e comercial.

Conteúdo do curso

➜ 4 aulas ao vivo + 30 aulas gravadas

SEJA UM DOS NOSSOS MAIS DE 2.500 ALUNOS

Faça parte da Vida do Livro

SEJA UM DOS NOSSOS MAIS DE 2.500 ALUNOS

Faça parte da Vida do Livro

Aulas gravadas com convidados especiais

➜ Aprenda com profissionais renomados quando e onde quiser

STEPHANIE BORGES
POETA E TRADUTORA
Autora dos livros Talvez precisemos de um nome para isso e Made of Dream, Stephanie também é responsável pela tradução de obras de nomes como bell hooks, Claudia Rankine, Audre Lorde, Jacqueline Woodson e Margaret Atwood. Antes de mergulhar nas oficinas literárias e dar início à criação dos próprios textos, começou a carreira no mercado editorial trabalhando para casas como Cosac Naify e Globo Livros.

Nesta conversa, ela conta sobre sua trajetória e reflete a respeito do sonho e do processo de publicar, além de compartilhar as experiências com leitura de poemas e como curadora da Bienal do Livro do Rio.
RITA
MATTAR
DIRETORA EDITORIAL DA FÓSFORO
Com passagens por Companhia das Letras e Três Estrelas, nas áreas editorial e de direitos autorais, Rita é uma das sócias-fundadoras da Fósforo, lançada em 2021.

Além de falar sobre o nascimento da editora, fluxo de produção e bastidores da construção de catálogo, Rita pondera sobre a importante tarefa de comunicar escolhas editoriais, despertando no público o interesse em ler autores que, de outra forma, poderiam ser percebidos como de nicho.

ANDRÉ
CONTI
EDITOR DA TODAVIA
Com vinte anos de experiência trabalhando com títulos nacionais e estrangeiros de ficção e não ficção, André Conti é um dos fundadores e editor da Todavia.

Nesta conversa, André fala apaixonadamente sobre o processo artesanal e humano de editar livros, abordando assuntos como decisões e padrões editoriais, mediação entre profissionais envolvidos no trabalho com o texto, como se apropriar da obra para defendê-la frente a livreiros e colegas do mercado, diálogo com autores, diferentes estilos de edição e dicas para escritores que querem ver seus textos publicados.
RAFAELLA + ROBERTA MACHADO
EDITORA-EXECUTIVA DA GALERA RECORD / DIRETORA COMERCIAL DA RECORD
À frente do maior grupo editorial de capital 100% nacional do país, Rafaella e Roberta Machado são responsáveis por grandes best-sellers que incluem as obras de Colleen Hoover e Carla Madeira, entre milhares de outros títulos que compõem o histórico catálogo do Grupo Editorial Record.

Elas dividem os desafios do trabalho com e para pessoas de diferentes gerações, reforçando que, para crescer, uma empresa precisa fazer as perguntas certas e aprender a escutar, comunicando a marca além do produto de forma a também ampliar o público leitor.
ALINE
BEI
ESCRITORA
A autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018) e de Pequena coreografia do adeus ganhou também destaque pelo posicionamento na divulgação de seu romance de estreia, tornando-se exemplo para o mercado.

Dos primeiros leitores, advindos de círculos de amigos e da faculdade, à distinção com prêmios literários e à publicação pelo maior grupo editorial do mundo, a escritora conta sua trajetória, divide experiências com a escrita e fala sobre como encontrar caminhos para a publicação.
STEFANO
VOLP
ESCRITOR
Escritor fenômeno de 2022, Stefano Volp, autor de O beijo do rio e Homens pretos (não) choram, divide dicas para autores estreantes, aborda como se preparar para um mercado literário competitivo e fala sobre seu lançamento pela TAG, com tiragem superior a 25 mil exemplares.

Entre os temas discutidos estão o estudo de roteiro, a autopublicação, os diferenciais de construir sua própria comunidade de leitores e a resiliência e profissionalismo de que um autor necessita para atuar no mercado literário.
VAGNER
AMARO
FUNDADOR DA MALÊ
Fundador, sócio e editor da Malê, desde 2016 Vagner está à frente de uma das mais proeminentes editoras focadas em literatura de autoria negra no Brasil, quando começou com a publicação de Conceição Evaristo.

Anos depois, com as listas tomadas de livros sobre temática racial e grandes editoras se movimentando para entender esse mercado, um dos mais importantes editores divide conosco sua experiência. Vagner fala como foi empreender e vislumbrar um recorte em que enxergou um ideal e, também, uma oportunidade.
GUSTAVO FARAON
FUNDADOR DA DUBLINENSE

A partir da história da Dublinense, uma das principais editoras de ficção contemporânea no mercado brasileiro, o editor aborda as principais questões sobre gerir uma casa independente: momento de abertura, construção de catálogo, criação de marca, planejamento financeiro, rede de contatos e muito mais.


Com mais de dez anos de estrada, a Dublinense começou como um pequeno selo para então se tornar referência em design editorial e solidificação de catálogo, contando com grandes títulos da literatura contemporânea internacional no acervo, a exemplo das obras de Buchi Emecheta e Afonso Cruz.

LUCIA
RIFF
FUNDADORA DA AGÊNCIA RIFF
Principal agente literária do país, Lucia é fundadora da Agência Riff. A casa representa alguns dos mais consagrados nomes da literatura brasileira, como João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Rubem Fonseca, e autores da nova geração da escrita nacional, sendo grande ponto de convergência para licenciamentos de contratos com agências de todo o mundo.

Além de explicar como funcionam as negociações com editoras brasileiras e internacionais, Lucia exemplifica como um autor pode chamar a atenção de um agente, explora quais caminhos um profissional pode trilhar no mundo editorial e compartilha sua visão sobre o mercado do livro.
DANIEL
LOPES
EDITOR DA PIPOCA & NANQUIM
Um dos sócios e fundadores da Pipoca & Nanquim conversa sobre as especificidades do mundo da edição de quadrinhos, mas também extrapola o gênero: fala sobre ser uma editora nativamente digital, se comunicar com nichos e unificar bom conteúdo, paixão e profissionalismo, resultando em alguns dos quadrinhos mais vendidos dos últimos anos no país.

Daniel conta como aprendeu a editar quadrinhos, suas experiências prévias e a fundação e consolidação da editora e do canal, passando por questões como o lançamento dos célebres Moebius e Christophe Chabouté, gestão de catálogo e os desafios para o gênero hoje e no futuro.
BÁRBARA
PRINCE
PRODUTORA EDITORIAL
A produtora editorial ensina o passo a passo para fazer um livro e dá uma aula sobre cada etapa, passando por tradução, preparação de texto, revisão, contratação de colaboradores e gestão de prazos, trazendo exemplos reais de clássicos tão desafiadores quanto O grande Gatsby e Orgulho e preconceito.

Coordenadora de publicações para casas como Aleph, Antofágica e TAG e professora na Universidade do Livro, a profissional também divide o que é preciso para seguir carreira na produção editorial ou prestar serviços para as casas, além de como formar o conhecimento e as habilidades necessárias para isso.
ALINE
VALLI
PRODUTORA GRÁFICA

Com oito anos de experiência no departamento de produção da Cosac Naify, passagem pela Ubu e desde o começo à frente da área na Todavia, Aline Valli é uma apaixonada pela produção gráfica editorial e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto.


Além de contar detalhes de cases antigos, ela dá uma aula sobre formas de publicação e ensina no que se deve prestar atenção ao tomar as decisões que um livro requer, como formato, acabamentos, tecnologias de impressão e decisões de design de produto, ilustrando a teoria com exemplares nos quais trabalhou.

GIOVANNA CIANELLI
DESIGNER E ILUSTRADORA
Um livro vende, conquista e se expande pela capa e pelo projeto gráfico. A designer e artista, que já trabalhou com diversos autores e editoras e colaborou com grandes clientes como Anitta, Marina Sena, Apple e Netflix, explica os detalhes do design de um livro, da capa ao projeto gráfico de miolo.

Reconhecida por projetos que contrastam um universo retrô com experimentalismos de vanguarda, Giovanna divide making-ofs de capas e projetos premiados. Além disso, dá dicas para novos designers e autores ou profissionais da área que queiram criar uma relação de confiança e bons resultados com designers.
CAETANO + ROGERIO GALINDO
TRADUTORES
Com traduções históricas de Ulysses e Graça infinita, no currículo de Caetano, e Moby Dick e O grande Gatsby, no de Rogerio, os irmãos Galindo colaboram regularmente com grandes casas brasileiras, como Companhia das Letras, Planeta, HarperCollins e Todavia.

Com sua leveza e bom humor característicos, Rogerio e Caetano falam sobre os bastidores do difícil e fascinante trabalho de verter grandes autores para outro idioma, além de compartilhar dicas práticas sobre o que estudar e como conseguir os primeiros trabalhos de tradução e consolidar um nome no mercado.
JIRO
TAKAHASHI
EDITOR
Com mais de 50 anos de experiência no mercado editorial, Jiro Takahashi acumula passagens por casas brasileiras como Ática, Nova Fronteira, Estação Liberdade (da qual foi co-fundador), Ediouro, Rocco e Nova Aguilar.

Foi idealizador, entre outras, da série Vaga-Lume, amplamente adotada em escolas brasileiras e parte da formação leitora de milhões de estudantes. Na conversa, Jiro conta como chegou ao mercado do livro e divide o processo de criação dos principais projetos que concebeu.
JOHN B.
THOMPSON
PROFESSOR E SOCIÓLOGO

Um dos mais relevantes estudiosos da mídia na formação das sociedades modernas, John B. Thompson é autor dos livros Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI (2013) e As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial (2021), publicados pela Unesp.


Na aula, o professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge fala sobre a revolução digital no mundo das publicações e como ela tem transformado o meio. John aborda temas como impacto da Amazon, marketing digital, autopublicação, monetização, desafio das livrarias e conceito do que é um livro.

LUCIANA
FRACCHETTA
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Luciana ensina os fundamentos do marketing de conteúdo e a importância da construção de comunidades, trazendo exemplos que extrapolam o universo dos livros a partir de empresas como Amazon e Nubank. Ela apresenta muitos casos que deram certo – e outros que nem tanto.

Responsável pela criação de algumas das marcas mais amadas do mercado editorial, Luciana foi cofundadora da Antofágica e liderou o marketing da Aleph, além de ter trabalhado com empresas como Todavia, GE e MTV. Foi finalista do Prêmio Profissional do Ano do portal PublishNews em 2022, o maior prêmio nacional do segmento.
GIOVANI
DAS GRAÇAS
SÓCIO E DIRETOR COMERCIAL
DA AJNA EDITORA
Ponto-chave para o sucesso (ou fracasso) de um título, a área comercial é extremamente complementar ao marketing e ao editorial, auxiliando a refinar estratégias para editoras e autores a partir do conhecimento de uma das últimas etapas da vida do livro.

Fundador da editora AJNA e com passagens por Saraiva, Livraria Cultura, Companhia das Letras, LeYa, Sextante e Aleph, editora na qual liderava a equipe comercial quando gravou esta conversa, Giovani aborda os meandros desta parte fundamental da cadeia: como vender o livro e fazê-lo chegar às livrarias e aos leitores. Do cadastro nos canais de venda às melhores práticas com livreiros, esta aula ensina a pensar o catálogo com foco no leitor final.
DANIEL
LOUZADA
LIVREIRO NA LIVRARIA
LEONARDO DA VINCI
Dono da histórica livraria Leonardo da Vinci, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, e com mais de 17 anos em alguns dos cargos mais estratégicos na Saraiva, Daniel compartilha sua visão de negócios e sua filosofia de vida, em um debate sobre como podemos pensar a importância do livro, sua comunicação e seu comércio.

Em uma conversa apaixonada, fala do novo momento de expansão de livrarias independentes, faz uma análise crítica do mercado atual e aprofunda debates sobre como pequenos empresários podem concorrer com alguns dos maiores monopólios do mundo que atuam no Brasil.
ISABELLA
LUBRANO
JORNALISTA E CRIADORA
DE CONTEÚDO
Dona de um canal com quase uma década de existência e mais de 600 mil assinantes, a youtuber Isabella Lubrano compartilha sua história, dos primeiros vídeos e seguidores até o momento em que passou a se dedicar integralmente ao canal Ler Antes de Morrer, incluindo o movimento de profissionalização necessário para fazer esse salto.

Isabella também comenta os bastidores da produção de conteúdo e dá dicas valiosas para qualquer profissional ou autor que queira entender como os livros chegam aos leitores hoje, além de revelar como é a relação dos influenciadores digitais com as marcas.
TIAGO
PAVAN
COUNTRY MANAGER DA CUBBO
Fundador da DedaLog, empresa adquirida pela multinacional que está à frente do e-commerce, marketplace e logística de algumas das principais editoras do país, Tiago Pavan conta como decidiu empreender no mercado editorial por meio da tecnologia.

Tiago explica o modelo de negócio, sua experiência na construção e o funcionamento até a venda para uma multinacional. Passando por questões essenciais para o novo momento do mercado, ele traz discussões que ressaltam a importância de soluções originais e de um conhecimento de tecnologia que se faz cada dia mais importante para todos os envolvidos com livros.
MARINA
AVILA
CEO DA EDITORA WISH
Antes de ser adquirida pela DarkSide, em 2023, a editora Wish, fundada em 2013, teve 20 projetos bem-sucedidos no Catarse, que juntos somam uma arrecadação de mais de 2 milhões de reais e dezenas de milhares de exemplares financiados e vendidos, inicialmente por meio do crowdfunding e depois nas lojas.

Marina, fundadora e CEO, conta como a proposta de começar sozinha uma editora que resgatasse obras literárias antigas e aliá-las a designs inovadores deu certo e extrapolou o financiamento coletivo, criando uma das comunidades mais engajadas do mundo editorial brasileiro e uma das editoras mais amadas do país.
GUSTAVO
LEMBERT
CEO DA TAG LIVROS
Cofundador e CEO da TAG, maior clube de assinatura de livros do Brasil, Gustavo fala sobre o formato de recorrência e assinatura no país, desde os bastidores da fundação da empresa até o momento atual de maior popularização do modelo.

Além de inspirar raciocínios valiosos na hora de buscar novas oportunidades de negócio, ele compartilha casos reais de sua trajetória e teoriza sobre como o clube construiu uma comunidade e um público de leitores, estimulando a criação de novos produtos e novas formas de trabalhar com um mercado tão tradicional quanto o do livro.
CLAUDIA
ESTEVES
DIRECTOR OF PUBLISHER RELATIONSHIPS LATAM DA AUDIBLE

À frente da área de relacionamento com editoras da Audible, braço da Amazon e líder no mercado global de audiolivros, Claudia explica como funciona esse formato que só cresce nos últimos anos, da relação com agentes, autores e editoras até o desenvolvimento de produtos originais em áudio.


Com experiência em agências e editoras inglesas, Claudia também passa pelo debate sobre o futuro da mídia livro, fala sobre o fenômeno dos podcasts e dos assistentes de voz e divide informações estratégicas para quem pretende explorar as oportunidades instigantes de criação para o formato.

MARI
NUNES
PRODUTORA AUDIOVISUAL
O aquecimento do mercado de séries e filmes é acompanhado de perto pelo mundo editorial. Com a chegada dos streamings no Brasil, a contratação de livros para serem adaptados tem sido recorrente.

Esta aula aborda esse encontro fascinante. Reconhecida executiva de desenvolvimento e negócios do audiovisual, Mari já trabalhou com Netflix, Amazon, HBO, Globo e Disney, e divide o que leva uma produtora a buscar livros e autores. Também detalha quais são os passos dados para uma obra audiovisual chegar às telas.
JOANA
DE CONTI
GERENTE DE CONTAS DA BOOKWIRE
Uma das maiores referências sobre o assunto do país e gerente de contas da distribuidora multinacional Bookwire, Joana aborda a história dos livros digitais, em qual momento desse mercado estamos e quais são os horizontes de evolução do formato.

Para ela, a atualidade nos convida a rediscutir o que é o livro digital, não pensando só em e-books. Autopublicação e oportunidades para novos autores e editoras, distribuição digital, impressão sob demanda e futuro da leitura são alguns dos temas abordados.
RICARDO COSTA + CRISTIANE MARTINS
CEO DA METABOOKS / GERENTE DE PRODUTO DA METABOOKS
Com mais de uma década de expriência no segmento, Ricardo Costa e Cristiane Martins estão à frente da Metabooks, a principal empresa de metadados do mercado editorial brasileiro.

Há muito mais elementos sobre o livro do que o conteúdo do texto em si. Assim, este módulo apresenta noções básica do que são metadados (as informações que fazem com que o livro chegue da melhor forma para quem está buscando por ele) e ensina como usá-los seguindo as boas práticas do mercado.
RAQUEL COZER
EDITORA E JORNALISTA
Raquel foi responsável pela aquisição de sucessos comerciais recentes, como os livros de Rupi Kaur e O caso Evandro, e de obras tão variadas quanto as de Nelson Rodrigues, Ale Santos, Cecelia Ahern e Joyce Carol Oates.

Após ser a jornalista referência em livros em veículos como Estadão e Folha de S. Paulo, além de passagens pela Planeta, Intrínseca e HarperCollins, onde atuava quando gravou esta entrevista, a editora conta como começou, os critérios para contratação de livros e quais características são de maior valor para construir carreira no mercado editorial.

  + 2 PROFESSORES SURPRESA  

STEPHANIE
BORGES

POETA E TRADUTORA

ROGERIO + CAETANO GALINDO

TRADUTORES

Autora dos livros Talvez precisemos de um nome para isso e Made of Dream, Stephanie também é responsável pela tradução de obras de nomes como bell hooks, Claudia Rankine, Audre Lorde, Jacqueline Woodson e Margaret Atwood. Antes de mergulhar nas oficinas literárias e dar início à criação dos próprios textos, começou a carreira no mercado editorial trabalhando para casas como Cosac Naify e Globo Livros.

Nesta conversa, ela conta sobre sua trajetória e reflete a respeito do sonho e do processo de publicar, além de compartilhar as experiências com leitura de poemas e como curadora da Bienal do Livro do Rio.

Com traduções históricas de Ulysses e Graça infinita, no currículo de Caetano, e Moby Dick e O grande Gatsby, no de Rogerio, os irmãos Galindo colaboram regularmente com grandes casas brasileiras, como Companhia das Letras, Planeta, HarperCollins e Todavia.


Com sua leveza e bom humor característicos, Rogerio e Caetano falam sobre os bastidores do difícil e fascinante trabalho de verter grandes autores para outro idioma, além de compartilhar dicas práticas sobre o que estudar e como conseguir os primeiros trabalhos de tradução e consolidar um nome no mercado.

RITA MATTAR

DIRETORA EDITORIAL DA FÓSFORO

STEFANO VOLP

ESCRITOR

Com passagens por Companhia das Letras e Três Estrelas, nas áreas editorial e de direitos autorais, Rita é uma das sócias-fundadoras da Fósforo, lançada em 2021.

Além de falar sobre o nascimento da editora, fluxo de produção e bastidores da construção de catálogo, Rita pondera sobre a importante tarefa de comunicar escolhas editoriais, despertando no público o interesse em ler autores que, de outra forma, poderiam ser percebidos como de nicho.


Escritor fenômeno de 2022, Stefano Volp, autor de O beijo do rio e Homens pretos (não) choram, divide dicas para autores estreantes, aborda como se preparar para um mercado literário competitivo e fala sobre seu lançamento pela TAG, com tiragem superior a 25 mil exemplares.


Entre os temas discutidos estão o estudo de roteiro, a autopublicação, os diferenciais de construir sua própria comunidade de leitores e a resiliência e profissionalismo de que um autor necessita para atuar no mercado literário.

ALINE BEI

ESCRITORA

GUSTAVO FARAON

FUNDADOR DA DUBLINENSE

A autora de O peso do pássaro morto (vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018) e de Pequena coreografia do adeus ganhou também destaque pelo posicionamento na divulgação de seu romance de estreia, tornando-se exemplo para o mercado.


Dos primeiros leitores, advindos de círculos de amigos e da faculdade, à distinção com prêmios literários e à publicação pelo maior grupo editorial do mundo, a escritora conta sua trajetória, divide experiências com a escrita e fala sobre como encontrar caminhos para a publicação.

A partir da história da Dublinense, uma das principais editoras de ficção contemporânea no mercado brasileiro, o editor aborda as principais questões sobre gerir uma casa independente: momento de abertura, construção de catálogo, criação de marca, planejamento financeiro, rede de contatos e muito mais.


Com mais de dez anos de estrada, a Dublinense começou como um pequeno selo para então se tornar referência em design editorial e solidificação de catálogo, contando com grandes títulos da literatura contemporânea internacional no acervo, a exemplo das obras de Buchi Emecheta e Afonso Cruz.

LUCIA RIFF

FUNDADORA DA AGÊNCIA RIFF

DANIEL LOPES

EDITOR DA PIPOCA & NANQUIM

Principal agente literária do país, Lucia é fundadora da Agência Riff. A casa representa alguns dos mais consagrados nomes da literatura brasileira, como João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Rubem Fonseca, e autores da nova geração da escrita nacional, sendo grande ponto de convergência para licenciamentos de contratos com agências de todo o mundo.


Além de explicar como funcionam as negociações com editoras brasileiras e internacionais, Lucia exemplifica como um autor pode chamar a atenção de um agente, explora quais caminhos um profissional pode trilhar no mundo editorial e compartilha sua visão sobre o mercado do livro.

Um dos sócios e fundadores da Pipoca & Nanquim conversa sobre as especificidades do mundo da edição de quadrinhos, mas também extrapola o gênero: fala sobre ser uma editora nativamente digital, se comunicar com nichos e unificar bom conteúdo, paixão e profissionalismo, resultando em alguns dos quadrinhos mais vendidos dos últimos anos no país.


Daniel conta como aprendeu a editar quadrinhos, suas experiências prévias e a fundação e consolidação da editora e do canal, passando por questões como o lançamento dos célebres Moebius e Christophe Chabouté, gestão de catálogo e os desafios para o gênero hoje e no futuro.

BÁRBARA
PRINCE

PRODUTORA EDITORIAL

GIOVANNA CIANELLI

DESIGNER E ILUSTRADORA

A produtora editorial ensina o passo a passo para fazer um livro e dá uma aula sobre cada etapa, passando por tradução, preparação de texto, revisão, contratação de colaboradores e gestão de prazos, trazendo exemplos reais de clássicos tão desafiadores quanto O grande Gatsby e Orgulho e preconceito.


Coordenadora de publicações para casas como Aleph, Antofágica e TAG e professora na Universidade do Livro, a profissional também divide o que é preciso para seguir carreira na produção editorial ou prestar serviços para as casas, além de como formar o conhecimento e as habilidades necessárias para isso.

Um livro vende, conquista e se expande pela capa e pelo projeto gráfico. A designer e artista, que já trabalhou com diversos autores e editoras e colaborou com grandes clientes como Anitta, Marina Sena, Apple e Netflix, explica os detalhes do design de um livro, da capa ao projeto gráfico de miolo.


Reconhecida por projetos que contrastam um universo retrô com experimentalismos de vanguarda, Giovanna divide making-ofs de capas e projetos premiados. Além disso, dá dicas para novos designers e autores ou profissionais da área que queiram criar uma relação de confiança e bons resultados com designers.

VAGNER AMARO

FUNDADOR DA MALÊ

JIRO TAKAHASHI

EDITOR

Fundador, sócio e editor da Malê, desde 2016 Vagner está à frente de uma das mais proeminentes editoras focadas em literatura de autoria negra no Brasil, quando começou com a publicação de Conceição Evaristo.


Anos depois, com as listas tomadas de livros sobre temática racial e grandes editoras se movimentando para entender esse mercado, um dos mais importantes editores divide conosco sua experiência. Vagner fala como foi empreender e vislumbrar um recorte em que enxergou um ideal e, também, uma oportunidade.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado editorial, Jiro Takahashi acumula passagens por casas brasileiras como Ática, Nova Fronteira, Estação Liberdade (da qual foi co-fundador), Ediouro, Rocco e Nova Aguilar.


Foi idealizador, entre outras, da série Vaga-Lume, amplamente adotada em escolas brasileiras e parte da formação leitora de milhões de estudantes. Na conversa, Jiro conta como chegou ao mercado do livro e divide o processo de criação dos principais projetos que concebeu.

ALINE VALLI

PRODUTORA GRÁFICA

MARINA AVILA

CEO DA EDITORA WISH

Com oito anos de experiência no departamento de produção da Cosac Naify, passagem pela Ubu e desde o começo à frente da área na Todavia, Aline Valli é uma apaixonada pela produção gráfica editorial e uma das maiores especialistas brasileiras no assunto.


Além de contar detalhes de cases antigos, ela dá uma aula sobre formas de publicação e ensina no que se deve prestar atenção ao tomar as decisões que um livro requer, como formato, acabamentos, tecnologias de impressão e decisões de design de produto, ilustrando a teoria com exemplares nos quais trabalhou.

Antes de ser adquirida pela DarkSide, em 2023, a editora Wish, fundada em 2013, teve 20 projetos bem-sucedidos no Catarse, que juntos somam uma arrecadação de mais de 2 milhões de reais e dezenas de milhares de exemplares financiados e vendidos, inicialmente por meio do crowdfunding e depois nas lojas.


Marina, fundadora e CEO, conta como a proposta de começar sozinha uma editora que resgatasse obras literárias antigas e aliá-las a designs inovadores deu certo e extrapolou o financiamento coletivo, criando uma das comunidades mais engajadas do mundo editorial brasileiro e uma das editoras mais amadas do país.

GIOVANI DAS GRAÇAS

SÓCIO E DIRETOR COMERCIAL DA AJNA EDITORA

ISABELLA LUBRANO

JORNALISTA E CRIADORA DE CONTEÚDO

Ponto-chave para o sucesso (ou fracasso) de um título, a área comercial é extremamente complementar ao marketing e ao editorial, auxiliando a refinar estratégias para editoras e autores a partir do conhecimento de uma das últimas etapas da vida do livro.


Fundador da editora AJNA e com passagens por Saraiva, Livraria Cultura, Companhia das Letras, LeYa, Sextante e Aleph, editora na qual liderava a equipe comercial quando gravou esta conversa, Giovani aborda os meandros desta parte fundamental da cadeia: como vender o livro e fazê-lo chegar às livrarias e aos leitores. Do cadastro nos canais de venda às melhores práticas com livreiros, esta aula ensina a pensar o catálogo com foco no leitor final.

Dona de um canal com quase uma década de existência e mais de 600 mil assinantes, a youtuber Isabella Lubrano compartilha sua história, dos primeiros vídeos e seguidores até o momento em que passou a se dedicar integralmente ao canal Ler Antes de Morrer, incluindo o movimento de profissionalização necessário para fazer esse salto.


Isabella também comenta os bastidores da produção de conteúdo e dá dicas valiosas para qualquer profissional ou autor que queira entender como os livros chegam aos leitores hoje, além de revelar como é a relação dos influenciadores digitais com as marcas.

LUCIANA FRACCHETTA

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

DANIEL LOUZADA

LIVREIRO NA LIVRARIA LEONARDO DA VINCI

Luciana ensina os fundamentos do marketing de conteúdo e a importância da construção de comunidades, trazendo exemplos que extrapolam o universo dos livros a partir de empresas como Amazon e Nubank. Ela apresenta muitos casos que deram certo – e outros que nem tanto.


Responsável pela criação de algumas das marcas mais amadas do mercado editorial, Luciana foi cofundadora da Antofágica e liderou o marketing da Aleph, além de ter trabalhado com empresas como Todavia, GE e MTV. Foi finalista do Prêmio Profissional do Ano do portal PublishNews em 2022, o maior prêmio nacional do segmento.

Dono da histórica livraria Leonardo da Vinci, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, e com mais de 17 anos em alguns dos cargos mais estratégicos na Saraiva, Daniel compartilha sua visão de negócios e sua filosofia de vida, em um debate sobre como podemos pensar a importância do livro, sua comunicação e seu comércio.


Em uma conversa apaixonada, fala do novo momento de expansão de livrarias independentes, faz uma análise crítica do mercado atual e aprofunda debates sobre como pequenos empresários podem concorrer com alguns dos maiores monopólios do mundo que atuam no Brasil.

JOHN B. THOMPSON

PROFESSOR E SOCIÓLOGO

TIAGO PAVAN

COUNTRY MANAGER DA CUBBO

Um dos mais relevantes estudiosos da mídia na formação das sociedades modernas, John B. Thompson é autor dos livros Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI (2013) e As guerras do livro: a revolução digital no mundo editorial (2021), publicados pela Unesp.


Na aula, o professor emérito de sociologia da Universidade de Cambridge fala sobre a revolução digital no mundo das publicações e como ela tem transformado o meio. John aborda temas como impacto da Amazon, marketing digital, autopublicação, monetização, desafio das livrarias e conceito do que é um livro.

Fundador da DedaLog, empresa adquirida pela multinacional que está à frente do e-commerce, marketplace e logística de algumas das principais editoras do país, Tiago Pavan conta como decidiu empreender no mercado editorial por meio da tecnologia.


Tiago explica o modelo de negócio, sua experiência na construção e o funcionamento até a venda para uma multinacional. Passando por questões essenciais para o novo momento do mercado, ele traz discussões que ressaltam a importância de soluções originais e de um conhecimento de tecnologia que se faz cada dia mais importante para todos os envolvidos com livros.

JOANA DE CONTI

GERENTE DE CONTAS DA BOOKWIRE

MARI NUNES

PRODUTORA AUDIOVISUAL

Uma das maiores referências sobre o assunto do país e gerente de contas da distribuidora multinacional Bookwire, Joana aborda a história dos livros digitais, em qual momento desse mercado estamos e quais são os horizontes de evolução do formato.


Para ela, a atualidade nos convida a rediscutir o que é o livro digital, não pensando só em e-books. Autopublicação e oportunidades para novos autores e editoras, distribuição digital, impressão sob demanda e futuro da leitura são alguns dos temas abordados.

O aquecimento do mercado de séries e filmes é acompanhado de perto pelo mundo editorial. Com a chegada dos streamings no Brasil, a contratação de livros para serem adaptados tem sido recorrente.


Esta aula aborda esse encontro fascinante. Reconhecida executiva de desenvolvimento e negócios do audiovisual, Mari já trabalhou com Netflix, Amazon, HBO, Globo e Disney, e divide o que leva uma produtora a buscar livros e autores. Também detalha quais são os passos dados para uma obra audiovisual chegar às telas.

GUSTAVO LEMBERT

CEO da TAG Livros

CLAUDIA ESTEVES

DIRECTOR OF PUBLISHER RELATIONSHIPS LATAM DA AUDIBLE

Cofundador e CEO da TAG, maior clube de assinatura de livros do Brasil, Gustavo fala sobre o formato de recorrência e assinatura no país, desde os bastidores da fundação da empresa até o momento atual de maior popularização do modelo.


Além de inspirar raciocínios valiosos na hora de buscar novas oportunidades de negócio, ele compartilha casos reais de sua trajetória e teoriza sobre como o clube construiu uma comunidade e um público de leitores, estimulando a criação de novos produtos e novas formas de trabalhar com um mercado tão tradicional quanto o do livro.

À frente da área de relacionamento com editoras da Audible, braço da Amazon e líder no mercado global de audiolivros, Claudia explica como funciona esse formato que só cresce nos últimos anos, da relação com agentes, autores e editoras até o desenvolvimento de produtos originais em áudio.


Com experiência em agências e editoras inglesas, Claudia também passa pelo debate sobre o futuro da mídia livro, fala sobre o fenômeno dos podcasts e dos assistentes de voz e divide informações estratégicas para quem pretende explorar as oportunidades instigantes de criação para o formato.

RICARDO COSTA + CRISTIANE MARTINS

CEO DA METABOOKS / GERENTE DE PRODUTO DA METABOOKS

RAFAELLA + ROBERTA MACHADO

EDITORA-EXECUTIVA DA GALERA RECORD / DIRETORA COMERCIAL DA RECORD

Com mais de uma década de expriência no segmento, Ricardo Costa e Cristiane Martins estão à frente da Metabooks, a principal empresa de metadados do mercado editorial brasileiro.


Há muito mais elementos sobre o livro do que o conteúdo do texto em si. Assim, este módulo apresenta noções básica do que são metadados (as informações que fazem com que o livro chegue da melhor forma para quem está buscando por ele) e ensina como usá-los seguindo as boas práticas do mercado.

À frente do maior grupo editorial de capital 100% nacional do país, Rafaella e Roberta Machado são responsáveis por grandes best-sellers que incluem as obras de Colleen Hoover e Carla Madeira, entre milhares de outros títulos que compõem o histórico catálogo do Grupo Editorial Record.

Elas dividem os desafios do trabalho com e para pessoas de diferentes gerações, reforçando que, para crescer, uma empresa precisa fazer as perguntas certas e aprender a escutar, comunicando a marca além do produto de forma a também ampliar o público leitor.

ANDRÉ CONTI

EDITOR DA TODAVIA

RAQUEL COZER

EDITORA E JORNALISTA

Com vinte anos de experiência trabalhando com títulos nacionais e estrangeiros de ficção e não ficção, André Conti é um dos fundadores e editor da Todavia.

Nesta conversa, André fala apaixonadamente sobre o processo artesanal e humano de editar livros, abordando assuntos como decisões e padrões editoriais, mediação entre profissionais envolvidos no trabalho com o texto, como se apropriar da obra para defendê-la frente a livreiros e colegas do mercado, diálogo com autores, diferentes estilos de edição e dicas para escritores que querem ver seus textos publicados.

Raquel foi responsável pela aquisição de sucessos comerciais recentes, como os livros de Rupi Kaur e O caso Evandro, e de obras tão variadas quanto as de Nelson Rodrigues, Ale Santos, Cecelia Ahern e Joyce Carol Oates.

Após ser a jornalista referência em livros em veículos como Estadão e Folha de S. Paulo, além de passagens pela Planeta, Intrínseca e HarperCollins, onde atuava quando gravou esta entrevista, a editora conta como começou, os critérios para contratação de livros e quais características são de maior valor para construir carreira no mercado editorial.

  + 2 PROFESSORES SURPRESA  

#VIDADOLIVRO

VDL nas palavras dos nossos alunos e alunas

Bruno Vial

ESCRITOR
     

"Em uma época que se vende fantasias e cursos que prometem sucesso e riqueza fáceis, considero que a Vida do Livro é um achado por seu pragmatismo, realidade e didática na forma de apresentar o que é o mercado literário, suas nuances, dificuldades e possibilidades. Em aulas e palestras, mostrou diversas facetas desse meio intrincado, desfez ilusões e acertou em cheio ao apresentar vários pontos de vista, métodos de trabalho e a complexidade do trabalho editorial, de uma forma bastante prática. Para quem, como eu, pretende ingressar nesse meio, é um excelente mapa que ajuda a ter discernimento e compreensão geral tanto da parte técnica quanto da parte gerencial. E, embora seja realista, ao mesmo tempo não esmorece o desejo e paixão pela literatura em si."

Sofia Osório de Castro

ESCRITORA E JORNALISTA
     

"A Vida do Livro foi um verdadeiro investimento que fiz em mim mesma e no meu futuro profissional. Saí com inúmeras ferramentas úteis e com caminhos iluminados. Recomendo demais o curso do Daniel Lameira, que ampliou meus horizontes sobre um meio que eu acreditava conhecer bem, mas sobre o qual não paro de aprender."

Giovana de Lima

VENDEDORA DA GLOBO LIVROS
     

"Adorei o curso e indico a todos: para quem já trabalha com livros e quer se atualizar, para quem quer trabalhar com livros e deseja conhecer os setores e etapas, e mesmo para o público em geral (apaixonados por livros), para conhecer mais sobre o assunto. As entrevistas são incríveis, com os melhores profissionais de diversas áreas do mercado editorial, em conversas descontraídas mas com informações valiosas."

Ana Cândida

REVISORA DA AGÊNCIA POLARYS
     

"A Vida do Livro mudou a minha vida profundamente. Foi a primeira vez que entendi que posso ser mais do que leitora: o curso abriu a possibilidade da realização do sonho de viver de literatura!"

Alfredo Neto

CRIADOR DO SEM SPOILER (@semspoiler_)
     

"Eu amei o curso! Ideal para profissionais ou curiosos, o Vida do Livro passeia pelas diversas áreas do universo editorial e apresenta múltiplas carreiras, desafios e possibilidades que o mercado oferece. As aulas ao vivo são muito boas, e a interação com a comunidade de alunos e as lições com convidados excepcionais ampliam a visão do curso."

Isabella Fernandes

ANALISTA DA EDITORA CRV
     

"O curso me abriu os olhos para uma realidade que, até então, ainda tinha muito de mistério e até de mística por trás. As decisões do mercado que pareciam aleatórias ficaram bem mais claras, assim como as diversas formas de existir dentro do meio. Me conectando com a comunidade, consegui emprego em uma editora, onde estou aprendendo ainda mais."

Julia Fregonese

JORNALISTA
     

"A Vida do Livro me mostrou uma perspectiva sobre o mercado editorial que, até então, eu pouco conhecia. Como alguém que está buscando trabalhar na indústria, foi essencial saber mais sobre os vários profissionais, processos, custos e habilidades que um único livro demanda para ser criado, editado e lançado."

#VIDADOLIVRO

VDL nas palavras dos nossos alunos e alunas

Bruno Vial

ESCRITOR
     
"Em uma época que se vende fantasias e cursos que prometem sucesso e riqueza fáceis, considero que a Vida do Livro é um achado por seu pragmatismo, realidade e didática na forma de apresentar o que é o mercado literário, suas nuances, dificuldades e possibilidades. Em aulas e palestras, mostrou diversas facetas desse meio intrincado, desfez ilusões e acertou em cheio ao apresentar vários pontos de vista, métodos de trabalho e a complexidade do trabalho editorial, de uma forma bastante prática. Para quem, como eu, pretende ingressar nesse meio, é um excelente mapa que ajuda a ter discernimento e compreensão geral tanto da parte técnica quanto da parte gerencial. E, embora seja realista, ao mesmo tempo não esmorece o desejo e paixão pela literatura em si."

Sofia Osório de Castro

ESCRITORA E JORNALISTA
     

"A Vida do Livro foi um verdadeiro investimento que fiz em mim mesma e no meu futuro profissional. Saí com inúmeras ferramentas úteis e com caminhos iluminados. Recomendo demais o curso do Daniel Lameira, que ampliou meus horizontes sobre um meio que eu acreditava conhecer bem, mas sobre o qual não paro de aprender."

Giovana de Lima

VENDEDORA DA GLOBO LIVROS
     

"Adorei o curso e indico a todos: para quem já trabalha com livros e quer se atualizar, para quem quer trabalhar com livros e deseja conhecer os setores e etapas, e mesmo para o público em geral (apaixonados por livros), para conhecer mais sobre o assunto. As entrevistas são incríveis, com os melhores profissionais de diversas áreas do mercado editorial, em conversas descontraídas mas com informações valiosas."

Ana Cândida

REVISORA DA AGÊNCIA POLARYS
     

"A Vida do Livro mudou a minha vida profundamente. Foi a primeira vez que entendi que posso ser mais do que leitora: o curso abriu a possibilidade da realização do sonho de viver de literatura!"

Alfredo Neto

CRIADOR DO SEM SPOILER (@semspoiler_)
     

"Eu amei o curso! Ideal para profissionais ou curiosos, o Vida do Livro passeia pelas diversas áreas do universo editorial e apresenta múltiplas carreiras, desafios e possibilidades que o mercado oferece. As aulas ao vivo são muito boas, e a interação com a comunidade de alunos e as lições com convidados excepcionais ampliam a visão do curso."

Isabella Fernandes

ANALISTA DA EDITORA CRV
     

"O curso me abriu os olhos para uma realidade que, até então, ainda tinha muito de mistério e até de mística por trás. As decisões do mercado que pareciam aleatórias ficaram bem mais claras, assim como as diversas formas de existir dentro do meio. Me conectando com a comunidade, consegui emprego em uma editora, onde estou aprendendo ainda mais."

Julia Fregonese

JORNALISTA
     

"A Vida do Livro me mostrou uma perspectiva sobre o mercado editorial que, até então, eu pouco conhecia. Como alguém que está buscando trabalhar na indústria, foi essencial saber mais sobre os vários profissionais, processos, custos e habilidades que um único livro demanda para ser criado, editado e lançado."

Para quem é o curso Vida do Livro?

Profissionais
ou interessados
no mercado editorial

Leitores, curiosos
e entusiastas

Autores,
independentes ou não

Vida do Livro é o curso que você busca caso queira conhecer os segredos por trás do mercado do livro. Seja você leitor, autor, curioso, profissional ou alguém com interesse de negócios na área, Vida do Livro cobre todas as frentes, desde a concepção de um título até ele estar no mercado e além!

➜ Vida do Livro não é um curso técnico, então falaremos de tudo, mas não teremos aprofundamento prático sobre como escrever, traduzir, diagramar, coordenar um livro etc.

Também não falaremos sobre livros didáticos, que têm lógicas próprias e diferentes. O intuito do curso é apresentar o cenário completo para você entender quais são suas possibilidades de atuação e se aprofundar sabendo do todo! Se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, entre em contato conosco.

Para quem é o curso Vida do Livro?

➜ Profissionais ou interessados no mercado editorial

➜ Leitores e curiosos

➜ Autores, independentes ou não

Vida do Livro é o curso que você busca caso queira conhecer os segredos por trás do mercado do livro. Seja você leitor, autor, curioso, profissional ou alguém com interesse de negócios na área, Vida do Livro cobre todas as frentes, desde a concepção de um título até ele estar no mercado e além!

➜ Vida do Livro não é um curso técnico, então falaremos de tudo, mas não teremos aprofundamento prático sobre como escrever, traduzir, diagramar, coordenar um livro etc.

Também não falaremos sobre livros didáticos, que têm lógicas próprias e diferentes. O intuito do curso é apresentar o cenário completo para você entender quais são suas possibilidades de atuação e se aprofundar sabendo do todo! Se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo, por favor, entre em contato conosco.

Daniel Lameira

Professor e organizador do curso Vida do Livro, Daniel Lameira é editor, diretor criativo e consultor para o mercado editorial. É um dos fundadores da Antofágica e esteve durante sete anos à frente da direção editorial da Aleph, além de ter passado por casas como Intrínseca, Novo Século e LeYa, FNAC e Livraria da Vila. Vencedor do prêmio Rising Star (2015), que teve apoio da Feira do Livro de Frankfurt em parceria com SNEL e PublishNews, figura no livro 100 nomes da edição no Brasil como um dos Editores do Futuro. Em 2015, criou a Vida do Livro, que desde então já formou mais de 1.500 alunos.
Write your awesome label here.
SEJA UM DOS NOSSOS MAIS DE 2.500 ALUNOS

Faça parte da Vida do Livro

É aluno VDL 2023?

Você ainda tem alguns meses para acessar o conteúdo da edição passada. Caso queira renovar seu acesso e assistir às novas aulas ao vivo e gravadas, entre em contato com a gente.

Trabalha ou tem uma empresa com interesse na Vida do Livro? Temos pacotes especiais para 10 inscrições ou mais. Mande um olá para luise@seiva.com.br

É aluno VDL 2023?

Você ainda tem alguns meses para acessar o conteúdo da edição passada. Caso queira renovar seu acesso e assistir às novas aulas ao vivo e gravadas, entre em contato com a gente.

Trabalha ou tem uma empresa com interesse na Vida do Livro? Temos pacotes especiais para 10 inscrições ou mais. Mande um olá para luise@seiva.com.br

SEJA UM DOS NOSSOS MAIS DE 2.500 ALUNOS

Faça parte da Vida do Livro

Dúvidas comuns

O curso é online?

Sim, esta edição da Vida do Livro será 100% online! Você poderá acompanhar as aulas de qualquer lugar e participar do grupo de alunos.

Já participei de edições anteriores da Vida do Livro. A edição 2024 terá novidades para mim?

Se você fez o curso em 2022 ou 2023, é provável que a maior parte do conteúdo não seja novo para você. Teremos 6 conversas gravadas inéditas, e as demais são as mesmas dos dois últimos anos. Se você fez qualquer outra edição da Vida do Livro, porém, o curso está repleto de aulas novas!

Como funciona o acervo de aulas gravadas?

Convidamos alguns dos nomes mais importantes de cada área do mercado editorial para dividirem sua experiência em 30 conversas gravadas que são parte do conteúdo do curso. Começamos a formar esse acervo para as turmas de 2022 e 2023 e, a cada ano, lançamos novos vídeos. Vida do Livro 2024 conta com 6 conteúdos inéditos de profissionais como André Conti, Rafaella e Roberta Machado, Rita Mattar e Stephanie Borges.

Nunca trabalhei no mercado editorial. Vou ficar perdido?

Não! O curso possui linguagem acessível a qualquer pessoa, tenha experiência ou familiaridade com o mercado editorial ou não. Além disso, as aulas contarão com material de apoio explicando os principais termos e conceitos abordados. Boa parte dos alunos também são leitores apaixonados, curiosos por saber mais.

Quero me especializar em uma etapa específica da cadeia do livro. Preciso fazer um curso tão amplo?

Ter a visão do processo como um todo faz muita diferença mesmo para profissionais especializados. Dessa forma, você não apenas conhecerá os caminhos que o mercado oferece, mas também vai se relacionar melhor com outras áreas e ter mais ferramentas e argumentos para executar sua especialidade, para fechar novos negócios ou para desenvolver sua carreira.

Sou um autor independente. O curso vai me ajudar?

Sim e não. Esse curso não é um curso sobre escrita, roteiro e estrutura narrativa. Mas entender o funcionamento do mercado é essencial para conhecer as possibilidades de publicação, saber como abordar editoras e planejar a carreira na área, entre outros aspectos trabalhados no curso.

Já trabalho no mercado editorial e tenho o conhecimento básico. Vou tirar algo novo do curso?

Olha, eu acredito que sim! Além de ter contato com outras visões, de pessoas com experiências diferentes da sua, você também vai ouvir algumas das vozes mais renomadas do mercado opinando e explicando o que as motiva a fazer o que fazem.

Não conseguirei acompanhar as aulas ao vivo. Elas vão ficar gravadas?

Sim, e você poderá acessá-las quando e onde quiser durante um ano após o final do curso.

Por quanto tempo poderei acessar o material do curso?

Você terá acesso à gravação das aulas ao vivo e das 30 aulas com profissionais da área por um ano após o fim do curso.

Haverá grupo de conversa e discussão entre alunos?

Sim! Usaremos o Discord, e o link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail perto do início das aulas.

O curso emite certificado?

Sim. O certificado será emitido com o nome informado por você ao se inscrever no curso.

Quando haverá outras turmas?

Espero conseguir organizar o curso e a minha vida para ele acontecer uma vez por ano, mas não consigo garantir. ☺